Mitos e verdades sobre a tireoide – Parte II
“DR., eu tenho tiroide”
“DR., eu tenho tiroide”
VERDADE. Verdade absoluta! Afinal, a tireoide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo, que está localizada no pescoço, na parte baixa e anterior, bem superficialmente. É facilmente palpável pelo médico; formada pelos seus lobos direito e esquerdo, interligada pelo istmo, como um aspecto de borboleta!
Dr., estou engordando muito, deve ser a tireoide!
Mito. A tireoide produz os hormônios T3 e T4 essenciais para nosso metabolismo. Na deficiência de produção desses hormônios (hipotireoidismo), todo nosso corpo fica mais lento, incluindo o metabolismo geral, o que dificulta a perda de peso. No entanto, não é CAUSA de OBESIDADE !!! O ganho de peso é de menos de 1 kg / ano em longo prazo!
Se eu tomar LUGOL melhorará minha tiroide não é, Dr.?
DEPENDE. Se houver deficiência de consumo de iodo na sua alimentação, então a resposta é VERDADE, incluindo reduzindo a chance de câncer papilífero da tireoide (o mais comum)!. O iodo é fundamental para a produção dos hormônios tireoidianos; mas nosso sal de cozinha já é iodado; e muitos indivíduos estão consumindo excesso de iodo, o que aumenta o risco de tireoidite autoimune (Hashimoto) e o aparecimento do hipotireoidismo.
Problema na tiroide e não sabe o que fazer? Procure o ENDOCRINOLOGISTA.
VERDADE. É ele o ESPECIALISTA treinado para tratar as doenças da TIREOIDE. A avaliação clínica, laboratorial e por métodos de imagem permitirá um diagnóstico clínico correto, e um tratamento mais adequado para cada caso, indicando a necessidade ou não de cirurgião ou medicina nuclear..
Dr Frederico F. R. Maia, PhD. Tel: 11.3885-9906
CRM-SP 135.915
Doutor & Mestre em Clínica Médica (Endocrinologia) pela UNICAMP
Endocrinologista - Especialista Titular pela SBEM
Hospital Israelita Albert Einstein - Corpo clínico