1ª Corrida contra o Câncer de Tireóide
1st Thyroid Cancer Awareness Run – Monday, 9th september, Leiden, The Netherlands

Parece uma epidemia: um aumento progressivo dos casos de nódulos de tireóide, principalmente devido a facilidade de uso do ultrassom em métodos de “check up”, e, consequentemente da detecção de nódulos malignos, que correspondem entre 5 e 10% dos casos.
Sabemos da importância do diagnóstico precoce, e da condução adequada dos casos para cirurgia seguido ou não da indicação radioiodo-terapia; todos fatores que vão interferir diretamente na sobrevida dos pacientes em longo prazo.
Assim, o Dr. Frederico Maia teve oportunidade de participar da “1a Corrida Contra o Câncer de Tireóide”, ocorrida em Leiden, Holanda, percurso de 3km pelos maravilhosos canais e ruas antigas, da cidade que gerou artistas como Rembrandt (6/7/1606); durante o encontro anual da Associação Europeia de Tireóide (ETA 2013, 7-11 SET., Holanda).


Em meio às adversidades locais, frio, vento intenso, chuva fina, temperatura de 10o desde 6h30 da manhã; Dr Frederico esteve em busca do MELHOR RESULTADO, buscou ser mais RÁPIDO e EFICAZ, e ainda que saindo entre os últimos (pois chegou em cima da hora da largada!)... Conseguiu finalizar entre os primeiros!
No entanto, não havia colocação, 1o ou último lugar, pois a corrida foi uma forma de simbolizar a dedicação e luta de todos aqueles que estão envolvidos nas pesquisas e tratamento de pacientes, que confiam a nós suas angústias e ansiedades, frente ao diagnóstico e tratamento de um câncer de tireóide.
Contra o câncer é assim: NÃO SE BRINCA: diante das ADVERSIDADES, TEMOS QUE BUSCAR O DIGNÓSTICO PRECOCE, ser mais RÁPIDOS e EFICAZES em nossas ESTRATÉGIAS; para chegarmos ao objetivo FINAL, mais SAÚDE, mais QUALIDADE DE VIDA e SUCESSO!