top of page

Dicas para o Carnaval

As melhores dicas para aproveitar um Carnaval seguro e saudável

Na maratona do “Projeto Carnaval”, as pessoas correm para as academias e se empenham em manter uma dieta balanceada para garantir um corpo sarado e desfilar por aí durante os meses mais quentes do ano, e com muita alegria e dança envolvida.

 

No entanto, chegam as festas e a folia; a maioria das pessoas viaja e esquece da importância de comer bem, exercitar e descansar.

- Mas é carnaval, dr Frederico!?!

- Mas quer resultados? Sem trabalhar para isso?

 

Lembrando um dos temas que sempre abordo no consultório: técnica da D.O.R (será o famoso: “no pain, no gain”)?

D DETERMINAÇÃO
O ORGANIZAÇÃO
R RESULTADOS

Dr. Frederico Maia - médico especializado em endocrinologia e metabologia pela UNICAMP com aprimoramento pela Universidade de Harvard.

Portanto, para aqueles que iniciaram agora uma busca de mudança no estilo de vida, de mais qualidade, sono adequado, menos stress e mais atividade física, buscar se organizar e ter determinação para manter as refeições o mais saudável possível e a prática de exercícios durante esse período!

Com as festas de carnaval, naturalmente fora da rotina, as refeições diárias se confundem: acordando tarde, o café da manhã vira almoço e café da tarde, que são as chamadas calorias vazias!

 

OBS 1: sol intenso! Para os que saem do sul do país e buscam as praias mais quentes e badaladas, como Salvador, Rio e Recife/Olinda, nessa época do ano; vai um lembrete fisiológico: pessoas não “aclimatadas” à região, costumam suar 2-3x mais, com maior eliminação de sódio no suor, que os “nativos”. Isso leva a uma desidratação mais intensa, associada ainda a uma alimentação deficiente e agravada pelo álcool, que com seu poder diurético (aumento do volume de líquidos além da ação sobre o ADH, hormônio anti-diurético), agrava ainda mais a situação! Tudo isso leva a perda importante de sódio, com hiponatremia; e um quadro de confusão mental, podendo chegar ao torpor e perda de consciência!

 

Portanto, algumas dicas são importantes:


# Para não extrapolar nas calorias, procure manter o horário e o formato do regime alimentar que segue cotidianamente.

 

# Programa-se, ORGANIZE-SE: leve alimentos simples e energéticos, como snacks de castanhas (mix), frutas secas (sem frituras ou açúcar), barrinhas proteicas; shakes proteicos a base de agua de coco (energia e hidratação) + whey (conforme orientação pessoal, pelo seu médico / nutricionista) + fruta, são boas opções também!

 

Dr. Frederico Maia - médico especializado em endocrinologia e metabologia pela UNICAMP com aprimoramento pela Universidade de Harvard.
hipertireoidismo, hipotireoidismo, hashimoto, tireoidite de hashimoto, bócio, endocrinologia, endocrinologista, medico endocrinologista.
hipertireoidismo, hipotireoidismo, hashimoto, tireoidite de hashimoto, bócio, endocrinologia, endocrinologista, medico endocrinologista.
hipertireoidismo, hipotireoidismo, hashimoto, tireoidite de hashimoto, bócio, endocrinologia, endocrinologista, medico endocrinologista.

Seguindo alguns desses passos, durante a folia, as chances de você reduzir excessos e manter o peso quando o carnaval acabar são bem maiores!

Curtir com sabedoria e harmonia! Bom carnaval a todos os foliões!!!

# Se não vai haver rotina de cozinha: pode já encomendar suas refeições saudáveis (diversos empresa online produzem comida saudável que pode ser levada congelada), nas proporções adequadas; é possível executar pratos rápidos com alimentos fonte de carboidrato (batata doce, mandioquinha, massa integral) e de proteínas (ovos, peixes e frango), acompanhados de legumes e verduras crus ou cozidos, com a maior variedade de cor possível.

 

# Hidrate-se bem durante todo o dia, e controle a ingestão de bebidas alcoólicas.

 

Dr. Frederico Maia.

Especialista em Doenças da Tireóide – Mestre pela UNICAMP

Endocrinologista – Hospital Israelita Albert Einstein

Rua Manoel da Nóbrega - Ibirapuera. 1654. São Paulo/SP. Telefone: (11) 3885-9906 / 3051-7993 / 3051-5376

Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi. São Paulo/SP. Telefone: (11) 2151-9205

© 2014 by Pedro Graziano. All rights reserved

bottom of page