FALSA-MAGRA
“Falsa-magra” - seu peso é “normal” mas tem gordura elevada e localizada?
Se você é uma daquelas mulheres que usou ou ainda usa pílulas anticoncepcionais desde a adolescência, frequenta a academia constantemente, treina “pesado” regularmente há vários anos, faz “dieta” , MAS NÃO VÊ RESULTADOS (gordura localizada, celulites e baixo ganho de massa magra): segue a leitura, esse post é para VOCÊ!:

Quase diariamente vejo no consultório pacientes jovens, com histórico de uso de pílula há vários anos, chegam com a queixa de fadiga crônica, cansaço e indisposição, sono inadequado, baixa de libido intensa, sem vitalidade, e com ganho de massa gorda localizada, e baixo rendimento na academia, aliados a uma dieta de baixo consumo proteico e os “docinhos da TPM”...
Na avaliação da bioimpedância, verificamos uma composição corporal com peso até abaixo do normal (IMC 18.7 kg/m2; normal de 19-24,5); porém com alto teor de gordura (BF 30%, ideal: 15-25%) e baixa massa magra (déficit de +4 kg em músculo), aliados a treinos de baixa intensidade, aeróbios contínuos e de baixo impacto, de longa duração e o clássico “academia não gosto”! Filhinha, acredite: não vai ser na esteira por 1h15 que você vai mudar esse cenário!!!
Nos exames da paciente, detectamos um aumento excessivo dos níveis de SHBG, levando ao déficit de testosterona livre circulante no organismo (Fig.2). Claro que o stress intenso (cortisol elevado), trabalho extenuante, filhas para cuidar, e alimentação inadequada devem ser corrigidos e adaptados em uma nova rotina saudável e equilibrada, uma vez que esse quadro proporciona aumento dos níveis de cortisol e baixa testosterona, equação inadequada para qualquer ganho de massa magra!

Nessa situação, a avaliação médica, nutricional e de atividade física são fundamentais para otimizar os resultados da paciente:
-
pelos exames específicos proporcionamos o tratamento hormonal mais adequado (que é desde a suspensão / troca do método contraceptivo oral até a reposição de testosterona em casos específicos) e suplementação necessária de proteínas, vitaminas a minerais;
-
avaliação nutricional com ajuste alimentar, teor proteico e de aminoácidos, gorduras boas e carbos de alta qualidade; para otimizar o ganho de massa magra e redução de gordura;
-
avaliação física (Personal): treinar “pesado” nem sempre é sinal de treinar BEM! Acredite, que vemos pacientes diariamente que acham que treinam pesado! O acompanhamento por Personal experiente e atualizado faz toda diferença na adequação da carga de musculação, foco nos exercícios resistidos, e aeróbios curtos e alta intensidade, como HIIT e funcional.
Quer deixar de ser uma “falsa-magra” com baixa libido, de verdade??? Então saia da inércia!
Dr Frederico F. R. Maia, PhD. Tel: 11.3885-9906
CRM-SP 135.915
Doutor & Mestre em Clínica Médica (Endocrinologia) pela UNICAMP
Endocrinologista - Especialista Titular pela SBEM
Hospital Israelita Albert Einstein - Corpo clínico